Archive for the 'Palestras' Category

Aula magna com Marcelo TAS.

quinta-feira, março 26th, 2009

Nesta quarta, troquei o jogo do São Paulo que eu realmente não veria por não me ligar nessas coisas e fui com a galera assistir a palestra do Marcelo TAS na faculdade onde me formei em Jornalismo.

Não acompanhei a vida profissional do cara a fundo, mas isso foi resolvido com conversas com os amigos e com a leitura da Edição Especial do Primeiro Texto, que estava circulando por lá. E não demorou muito pra eu tomar consciência que estava ali esperando por uma palestra que prometia ser muito interessante e, quem sabe, serviria de um chacoalhão na minha cabeça. Dito e feito, no alvo.

O cara tem um discurso direto e sem muito “tralalá” de jornalista. O que e chamou bastante atenção foi o otimismo (às vezes exagerado até) e a forma que defende uma realidade muito mais verdadeira do que ouvimos de comunicadores por aí. É tudo lindo, mas a realidade é bem outra e ele fez questão de enfatizá-la várias vezes.

Marcelo TAS comentou bastante sobre internet, das ferramentas geniais que ela oferece e também da importância do crescimento do jornalismo colaborativo. Tudo assunto já bastante discutido, mas com um bom embasamento histórico e com um paralelo da também importância dos livros, jornais, televisão.

Além disso, ele contou bastante sobre sua história profissional e deu suas opiniões sobre a mídia e a sociedade atual. A sua vida tão imprevisível que foi, serviu de exemplo pra muitos estudantes ansiosos ou então perdidos completamente (como eu =P). Pra quem não sabe, Marcelo TAS chegou a ser da aeronáutica, em seguida fez engenharia civil onde fazendo o Jornal do Diretório Acadêmico descobriu que queria ser comunicador.

Muita coisa que foi falada por ele, em termos de filosofia de vida, faz parte do meu universo e daquilo que estou acostumada a ler, ouvir e acreditar. Das outras ditas, serviram muito também como que um toque de outro mundo para questões que eu estava precisando levar uma sacudida.

No final das contas, mesmo não ter sido aluna do Professor Tibúrcio e nem ter sentido necessidade de tietar o cara, valeu por ver a platéia lotada e delirando por conta da participação dele na infância da maioria ali, valeu também as companhias geniais de meus amigos fodásticosforever, valeu rever a galera que não via há tempos, e lógico o aprendizado que a gente sempre absorve desses caras como Marcelo TAS.

Para saber mais de: Marcelo TAS

No Wikipédia
No Blog
No Twitter