Testando a imparcialidade

Na calçada a fila não dava nenhum sinal. Meninos, meninas, homens, mulheres, senhoras e senhores compunham uma fila de quase meio quarteirão. De Hippie à Patricinha; nada era de se estranhar, já que se tratava de um evento cultural; Viradão Carioca.

No Teatro Carlos Gomes, as pessoas entravam calmamente e de forma organizada e amigável, escolhiam os seus lugares. Todos muito bem receptivos, conversando e trocando expectativas uns com os outros. Eu optei por sentar no meio, um pouco longe, pra ter uma visão mais panorâmica da coisa toda que estava pra acontecer.

No palco, um baquinho com algumas águas e um suporte de microfone. Coisa bem simples, exceto pela beleza do Teatro Carlos Gomes e por aquela cortina bonita, vinho, que fazia um paredão atrás do microfone e do tal banquinho de madeira com as águas.

Com cerca de 10 ou 15 minutos de atrasos, começa alguns acordes de baixo, bateria e de um tal violão. As luzes abaixam suavemente enquanto as cortinas se abrem e um homem aparece dedilhando delicadamente seu violão e solta com calmaria uma voz doce.

No palco, nenhuma cor, ninguém cuspindo fogo e nem subindo no tecido. É tudo muito mais opaco, sério, em um clima jezzístico meio “Cult”. E no microfone, Fernando Anitelli, assume seu vício por maquiagem e caracterização; conta que passou lápis no olho por sentir-se nu ao se apresentar sem nenhuma maquiagem. No figurino, Anitelli e seus amigos aderiram cores mais para o cinza e o marrom, e todos usavam um colete e uma boina estilo; bem estilo “cult” mesmo.

Fernando Anitelli dá inicio ao show com uma música que “subliminarmente” traduz a sensação que devia estar sentindo em alguma parte do seu coração; “Cuida de mim, enquanto eu não me esqueço de você”, e assim o multiartista inicia mais um dos tantos projetos da sua vida!

Durante todo o show o clima é intimista e Anitelli conversa com as pessoas de forma natural. Conta sobre o nascimento desse novo projeto, procura e me acha na platéia, responde à um elogio de uma fã mais atrevida, chama rapaz para o palco e conversa com outro. O clima é esse mesmo, de que todos estamos à mesma altura e dividindo a sala de estar de Fernando Anitelli e seus amigos Fernando Rosa (baixo) e Miguel [?] (bateria).

No decorrer do show, Fernando Anitelli Trio mostram versões suaves das músicas muito conhecidas pelos fãs d’O Teatro Mágico, mas nunca gravadas oficialmente. Elas foram “jogadas” na Rede pelo Seu Odacio Anitelli, pai do Fernando Anitelli. Nenhuma dessas músicas são encontradas no CD “Entrada Para Raros” e nem no segundo CD; “Segundo Ato”.

As músicas pedem um clima mais calmo, onde não é necessário estar de olhos atentos a tudo que acontece no palco e nem fora dele. Fernando Anitelli Trio pede que todos abram os ouvidos e a sensibilidade. O show está voltado para as sensações sonoras, para a qualidade da música (não que O Teatro Mágico não peça isso, mas divide isso com as sensações visuais por conta das tantas performances que ocorrem durante o show) e não para um espetáculo multi-sensitivo.

Os pontos negativos, na minha opinião, ficam por conta do figurino e maquiagem que ao meu ver são completamente desnecessários. O interessante seria algo mais natural, sem muito “espetáculo”, isso acaba transparecendo um vício de atitude vinda d’O Teatro Mágico. Outra necessidade é de uma reformulação no repertório de algumas músicas, mas acredito que com o tempo as coisas vão tomando molde e o projeto fica redondinho. E pelo amor de Santo Cristo, urgência na reforma do setlist de piadas infames! Mas daí, já são outros 50.

No dia 24 de abril de 2010 no Teatro Carlos Gomes do Rio de Janeiro, estreou com muita “boniteza” o novo projeto de Fernando Anitelli; o Fernando Anitelli Trio, que chegou em boa hora para aqueles que, como eu, sentiam falta de algo mais intimista com ênfase no instrumental.

15 Responses to “Testando a imparcialidade”

  1. Amanda Mendes Says:

    Nossa,essa ultima postagem,ficou realmente otima,adoro o jeito que vc escreve,tudo com mt detalhe,acho isso de mais.. Parabéns pl blog,está cada dia melhooor! EU ADOROOO,e recomendo!

  2. Renata Says:

    Muito sensível a forma com que vc descreve algumas coisas sobre o show Anitelli e Trio! Bacana sua percepção! Parabéns!
    Agora sobre cuspir fogo, ser desnecessário a maquiagem e o figurino do Teatro Mágico? Aí minha opinião já fica diferente…se mudar não é O Teatro Mágico…Mas cada um pensa como sente rsrsrs eles são o espetáculo não por necessidade e sim por naturalidade original do coração de cada um naquele momento!
    Mas fica aqui minha admiração pelo seu comentário!
    Com tempo lerei seus outros posts…

  3. Paula Cristina Says:

    Nunca fui para o “gente cuspindo fogo, gente pegando fogo, gente de fogo…” Somente fui nessa estréia do Anitelli. Gostei. Estava na primeira fila do nosso lado esquerdo, escolhi por peito e providência. Minha localização na fila era distante pra tal ambição. Esperava somente um acústico e vi com o ouvido atento um espanto de Jazz. Gostei mesmo. Não cantei quase nada, mas atentei para cada prosa e emoção da platéia. Olhava para o lado para observar o que ele observava. Os olhos brilhavam cultuando algo que não eram somente palavras, mas a conexão com sua realidade. Isso foi fantástico! E olha, gostei dos seus toques, alguém crítico de alguma forma, sempre constrói.

  4. nariga cover Says:

    RARUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUXAAA

  5. Bru Says:

    Ah que delicia. Eu assisti alguns dos vídeos e achei tudo tão bonito. Eu quero muito assistir esse show. Muito mesmo. E suas impressões e sua forma de descrever o show foi tão sensível que é como se pudesse imaginar tudo, até o cheiro do teatro me veio a cabeça. rs.

  6. Luciana Says:

    Oi, te adicionei no Facebook… E lendo seu post agora, vi que vc assistiu a estréia do Anitteli Trio… Eu tenho o show em um arquivo de aúdio todinho… Inclusive antes tem um debate com algumas pessoas, sobre a aparição na novela das 8 (que pra mim, foi muito mais que linda! rs). Se vc quiser eternizar esse show na memória, e não tiver o arquivo, posso te passar… Me manda um email…

    Bjo!

  7. Rodrigo Says:

    Que bom que conseguiu ir, e que bom que ele teve visão suficiente pra lhe achar na platéia ;X
    Tinha curiosidade de ver um show deles como era antigamente, talvez todos os figurinos e ‘doideras’ sejam mesmo partes eternas do contexto do Teatro Mágico, a parte mágica da coisa.
    beijoS

  8. order ceuticell Says:

    naturally like your website but you need to take a
    look at the spelling on several of your posts. Many of them are rife with spelling issues and I in finding it very bothersome to inform the reality on the other hand
    I’ll definitely come again again.

    Feel free to visit my web site … order ceuticell

  9. Lorri Says:

    I think the admin of this website is genuinely working
    hard in support of his site, for thhe reason that here every stuff is quality based information.

    Here iis my homepage orquesta la solucion [Lorri]

  10. clink menu Says:

    It’s truly very difficult in this active life to listen news on Television, therefore I simply use the web
    for that purpose, and get the newest information.

  11. lipo 13 garcinia carbuloss Says:

    Notre article sur lees ou trouver lipo 13 en pharmacie produits laitiers.

    Cees aliments sont surtout un appât markmeting pour faire un pacte avec vous-même.

    Look into my blog post: lipo 13 garcinia carbuloss

  12. Olen Says:

    Thank you for sharing your info. I truly appreciate your efforts and I will be
    waiting for your next post thank you once again.

    my web site – how to cure herpes outbreak fast (Olen)

  13. drawer liner Says:

    whoah this weblog is great i love reading your articles.
    Stay up the great work! You understand, a lot of persons are hunting round for this info, you can help them greatly.

  14. Ancient Secrets Of Kings Exposed Says:

    Hello everyone, it’s my first visit at this web page, and piece of writing is
    actually fruitful designed for me, keep up posting these types Ancient Secrets Of Kings Exposed content.

  15. BitCoin Blizzard Says:

    Thanks, This site is very astonishing, just what i was looking for to check out on my recess. Thank You

Leave a Reply