Ponto de Mutação.

Apesar da surpresa de algumas pessoas, eu assisti sim o filme “Ponto de Mutação”. E apesar de ser aqueles filmes que se deve ser visto mais de uma vez, para depois tentar comentar alguma coisa, eu me arrisco a escrever um pouco sobre o que vi e o que achei deste filme.
Foi um tanto interessante a conversa entre Sonia, Thomas e Jack. É o tipo de conversa que eu sempre gostei de debater, e principalmente em um cenário maravilhoso como é a França, pelo castelo no litoral noroeste, no alto do Mont Saint Michel, uma construção medieval localizada na fronteira com a Normandia e a Bretanha. É uma região famosa por ter a maré mais alta do mundo.
A conversa começa sem nenhuma pretensão, como três pessoas que falam sobre a vida e os pontos de vista de como tudo funciona. Mas a coisa vai ficando cada vez mais interessante quando podemos ver os pontos de vista de uma cientista, um poeta e um político. Ao longo do filme, são feitas referências à diversos escritores, poetas, estadistas, cientistas e figuras religiosas. A citação destes pensadores é dada pelo tom da narrativa, e o objetivo é defender um modo de vida integrado, porém, provido de essência.
O filme mostra que, a vida não se resume a uma máquina e nem a uma rede de conexões bem feitas. Existe algo maior que é fruto da convivência, da vida em comum. Os argumentos de Jack, Thomas e Sonia foram recheados de citações que transformaram o conteúdo científico, religioso e filosófico do filme em poesia, em diálogos cheios de sentimentos e significados.
É o filme que não se tem tempo nem de piscar, que dá uma vontade imensa de parar tudo (dar pause), a cada tópico abordado ao longo da história, para pesquisar, refletir e escrever.
Ponto de Mutação não tem romance, aventura, mocinho, nem bandido. Não tem clichês e nem te dá a solução do “problema” com uma explicação redondinha no final. Mas é excelente. É apenas uma questão de pensar que um filme diferente do que se é chamado de “filme comercial”, com uma receita fácil, pode ser sim, enriquecedor.
Não é um filme fácil de ver, mas o aprendizado compensa. Eu ficaria horas e horas conversando, escrevendo e debatendo sobre ele, mas rola um sono máster neste exato momento.

*** Depois de um filme cansativo e interessante como esse, ainda rolou um “papo cabeça” delicioso. ***

8 Responses to “Ponto de Mutação.”

  1. Leandro Dalarte Says:

    Off topic:
    E o o post sobre Elis?

  2. Rodrigo Says:

    deve ser bommm…
    mas tem q ter mta disposiçao pra assistir xD

  3. Greice Says:

    Eu ainda não assisti. Deu curiosidade, fato.

  4. vanessa Says:

    é um dos melhores filmes já realizado nos EUA, bem extruturado, abordando informações de suma importância em nossa nova sociedade, caracterizando os principais fatos ocorrentes no momento, e elaborando soluções para os problemas sociais, políticos e científico. Portando ótimos atores.

  5. Moderowany katalog stron Says:

    I actually wanted to write a small comment in order to say thanks to you for some of the pleasant suggestions you are giving here. My considerable internet investigation has finally been paid with reasonable ideas to exchange with my family members. I would state that that most of us website visitors actually are very much blessed to be in a remarkable place with very many brilliant professionals with beneficial opinions. I feel really happy to have encountered the web pages and look forward to so many more fun moments reading here. Thanks a lot again for all the details.

  6. Cazare Eforie Nord Says:

    Hey would you mind stating which blog platform you’re working with?
    I’m going to start my own blog soon but I’m having a tough time selecting between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal.
    The reason I ask is because your design and style seems different then most blogs and I’m looking for something
    unique. P.S Apologies for getting off-topic but I
    had to ask!

    Here is my web-site – Cazare Eforie Nord

  7. cazare eforie nord Says:

    I enjoy what you guys are up too. This sort of clever work and reporting!
    Keep up the wonderful works guys I’ve added you guys to
    blogroll.

    my blog cazare eforie nord

  8. vegetarian Says:

    Great article.

    Havee а lօօk at my website; vegetarian

Leave a Reply